Mérito e Especialista
Mérito
Objetivo
Com a presente insígnia pretende-se promover a procura por novos conhecimentos em áreas distintas, contribuindo assim para uma formação mais integral do escuteiro.
Destinatários
Esta insígnia destina-se a Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros investidos.
Condições para o uso da insígnia
Como condição para o uso da insígnia o escuteiro deverá completar pelo menos uma insígnia de especialidade de 6 áreas distintas.
Etapas
Identificar a necessidade – o elemento deve identificar as áreas e especialidades que se adequam à sua personalidade e interesse, numa perspetiva de validação ou aquisição de novas competências.
Negociação – Negociar com a Equipa de Animação as especialidades a adquirir e a forma de operacionalização / validação das provas para a obtenção das mesmas.
Conquista – Ir conquistando as especialidades ao longo do tempo em que o escuteiro se encontra na secção, sendo reconhecido pelo trabalho desenvolvido para a obtenção das especialidades.
Mérito – Quando o escuteiro atingir os requisitos desta insígnia, a homologação e atribuição da mesma deve ser realizada em Conselho de Guias e a mesma entregue em ato solene na secção ou agrupamento.
Especialista
Objetivo
Com a presente insígnia pretende-se reconhecer a especialização e promover a procura por novos conhecimentos numa mesma área, contribuindo assim para uma formação mais integral do escuteiro.
Destinatários
Esta insígnia destina-se a Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros investidos.
Condições para o uso da insígnia
Como condição para o uso da insígnia o escuteiro deverá completar pelo menos seis insígnia de especialidade do mesmo grupo.
Como adquirir a Insígnia
Adquirir 6 especialidades da mesma área temática.
No caso dos Pioneiros e Caminheiros, ser tutor de dois escuteiros, ajudando-os a atingir uma especialidade, de preferência, já adquirida pelo tutor. (NOTA: não valida, só tutoria outro elemento)
A tutoria é validada pelo Conselho de Guias.
Etapas
Identificação – Identificar as áreas e especialidades que se adequam à sua personalidade e interesse.
Negociação – Negociar com a Equipa de Animação as especialidades a adquirir.
Tutoria se aplicável – Para a escolha dos tutorandos, observar na sua Secção, ou nas anteriores, que elementos estão aptos a trabalhar as especialidades e decidir com eles as especialidades que mais se adequam às suas características pessoais e interesses, planeando a sua tutoria com eles. Acompanhar os elementos, definindo um tempo semanal ou quinzenal para os apoiar. Deve trabalhar em articulação com a Equipa de Animação ou outros (comunidade ou outros níveis do CNE), para apoio dos elementos. Simultaneamente, o escuteiro pode ir adquirindo mais especialidades. O Conselho de Guias deverá acompanhar a tutoria, conversando com o tutor e os tutorandos, de modo a ter elementos para validação. Fatores a ter em conta: plano de acompanhamento, que requisitos ajudou a validar, de que forma o acompanhamento foi realizado, …
Validação– Quando o escuteiro atingir os requisitos desta insígnia, a homologação da atribuição da mesma deve ser realizada em Conselho de Guias.