Sistema de Especialidades

Especialidades

As especialidades constituem oportunidades de desenvolvimento pessoal, sendo – sempre que possível e aplicável – transversais a todas as secções e o mais variadas possível, de modo a ir de encontro à diversidade e extensão dos interesses pessoais de cada criança e jovem.

As especialidades podem começar a ser trabalhadas assim que a criança ou jovem, tendo concluído a etapa de adesão – Pata-Tenra, Apelo, Desprendimento ou Caminho – faça a sua Promessa.

O objectivo é que cada criança ou jovem desenvolva as suas capacidades e se torne, realmente, habilitado em determinada temática, pelo que a obtenção de uma especialidade, e ainda mais a sua continuidade ao longo das secções, deve ser encarada numa perspectiva de aprofundamento e não apenas como uma aquisição superficial de alguns conceitos.

Áreas

As especialidades estão agrupadas em oito conjuntos temáticos de propostas de especialidades, relacionadas entre si. 

Para se alcançar uma especialidade, é necessário cumprir os seis requisitos estipulados, divididos em dois grupos: requisitos base e requisitos avançados, em que os requisitos avançados duma Secção compõe os requisitos base da Secção seguinte (onde aplicável).

A qualificação é da competência do Conselho de Guias e é exarada em Ordem de Serviço de Agrupamento e registada obrigatoriamente no SIIE.

Colocação das insígnias de Especialidades

As insígnias de especialidade deverão ser colocadas na manga direita da camisa, nos termos estipulados no Regulamento de Uniformes, Distintivos e Bandeiras, e pela ordem apresentada na imagem.

Especialidades
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.